sábado, 8 de junho de 2013

Pesquisa por Vida Extraterrestre - Detectar ocultos planetas como a Terra...

Pesquisa por Vida Extraterrestre - Detectar ocultos planetas como a Terra

Como parte de uma equipe internacional de caçadores de exoplanetas, os astrônomos da Universidade do Arizona estão desenvolvendo uma técnica para detectar as nuvens de poeira em torno de outras estrelas fracas, muitos dos quais podem esconder-Terra como plano. Se olharmos apenas para as moedas mais brilhantes na fonte, as chances são de uma falta a maior parte das moedas, porque eles brilham menos intensamente. Este, em resumo, é que os astrônomos conundrum enfrentar na busca de planetas semelhantes à Terra fora do nosso sistema solar.

Astrônomos da Universidade do Arizona fazem parte de uma equipe internacional de caçadores de exoplanetas em desenvolvimento uma nova tecnologia que pode melhorar dramaticamente as chances de descoberta de planetas com condições adequadas para a vida - como ter água líquida na superfície.
A equipe apresentou seus resultados em uma conferência científica patrocinada pela União Astronômica Internacional, em Victoria, British Columbia.

Os planetas terrestres orbitando estrelas próximas, muitas vezes são escondidos por vastas nuvens de poeira envolvendo a estrela e seu sistema de planetas. Nosso sistema solar, também, tem uma nuvem de poeira, que consiste principalmente de detritos deixados por confronto asteróides e escape expelindo de cometas quando passam pelo sol.

"A tecnologia atual nos permite detectar apenas as nuvens mais brilhantes, aqueles que são alguns milhares de vezes mais brilhante do que a do nosso sistema solar", disse Denis Defrère, um pós-doutorado no departamento de astronomia e cientista instrumento do Telescópio Binocular Grande da UA interferômetro, ou LBTI.