sexta-feira, 7 de junho de 2013

Quartzo

Quartzo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Quartzo
Aglomerado de cristais de Quartzo do Tibet
Categoria Cristal de silício
Cor Transparente, com variedades de cores conforme os elementos traço presentes na fórmula química
Fórmula química Sílica (dióxido de silício, SiO2)
Propriedades cristalográficas
Sistema cristalino Trigonal
Propriedades óticas
Birrefringência +0.009 (B-G interval)
Pleocroísmo Sem pleocroísmo
Propriedades físicas
Dureza 7
Ponto de fusão ~700ºC
Clivagem {0110} Indistinta
Brilho Vítreo ou Opaco
Risca Branca
Quartzo hialino
O quartzo é o mais abundante mineral da Terra (aproximadamente 12% vol.). Alguns autores consideram mais abundantes os feldspatos, mas estes constituem um grupo, formado de várias espécies, não uma espécie só. Possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2), pertencendo ao grupo dos tectossilicatos. O seu hábito cristalino é um prisma de seis lados que termina em pirâmides de seis lados, embora frequentemente distorcidas e ainda colunar, em agrupamentos paralelos, em formas maciças (compacta, fibrosa, granular, criptocristalina), maclas com diversos pseudomorfos. Possui dureza 7 na Escala de Mohs. Apresenta as mais diversas cores(alocromático), caracterizando suas muitas variedades. Peso específico 2,65. Sem clivagem, apresentando fractura concoidal. O nome "quartzo" é de origem incerta, sendo a mais provável a palavra alemã "quarz", que por sua vez seria de origem eslava.
Mineradores de rochas contendo quartzo podem sofrer de uma doença denominada silicose.

Índice

Tipos de ocorrência

Ocorre geralmente em pegmatitas graníticas e veios hidrotermais. Cristais bem desenvolvidos podem atingir vários metros de extensão e pesar centenas de quilogramas. A erosão de pegmatitas pode revelar bolsões de cristais, conhecidos como "catedrais". Pode também ter origem metamórfica ou sedimentar. Geralmente associado aos feldspatos e micas. É constituinte essencial de granito, arenito, quartzitos por exemplo. Adicionalmente, pode ocorrer em camada, particularmente em variedades como a ametista; neste caso, os cristais desenvolvem-se a partir de uma matriz e deste modo apenas é visível uma pirâmide terminal. Um geode de quartzo, consiste de uma pedra oca (geralmente de forma aproximadamente esférica), cujo interior é revestido por uma camada de cristais.

Quartzo sintético

Uma vez que o quartzo ocorre muitas vezes maclado, muito do quartzo utilizado industrialmente é sintetizado. São produzidos grandes e perfeitos cristais não maclados em autoclave por meio do processo hidrotermal.

Aplicações e utilizações

Quartzo leitoso
Areia para moldes de fundição, fabricação de vidro, esmalte, saponáceos, dentifrícios, abrasivos, lixas, fibras ópticas, refratários, cerâmica, produtos eletrônicos, relógios, indústria de ornamentos; fabricação de instrumentos ópticos, de vasilhas químicas etc. É muito utilizado também na construção civil como agregado fino e na confecção de jóias de baixo preço, em objetos ornamentais e enfeites, na confecção de cinzeiros, colares, pulseiras, pequenas esculturas, etc.
Joia em ouro e diamantes com Quartzo sobre escultura em Quartzo design Andree Guittcis
Alguns cristais de quartzo são piezoeléctricos e usados como osciladores em aparelhos electrónicos tais como relógios e rádios.

Produção mundial

País Produção em 2005 (em toneladas)1
Estados Unidos 30,600
Eslovénia 11,000
Alemanha 8,160
Áustria 6,800
França 6,500
Espanha 6,500
Portugal 5,000
Japão 4,850
Reino Unido 4,500
Austrália 4,000
Brasil 1,600
Itália 1,600
Resto do mundo 33,485
Totais 118 000

Variedades de quartzo

Sendo o mineral mais comum na natureza, existe um número impressionante de designações diferentes. A distinção mais importante entre tipos de quartzo é entre as variedades macrocristalinas (com cristais individuais visíveis a olho nu) e criptocristalinas (agregados de cristais apenas visíveis sob grande ampliação). Calcedônia é um termo genérico para as variedades criptocristalinas, que são opacas ou translúcidas, enquanto que as variedades transparentes são geralmente macrocristalinas. O prásio tem cor verde-oliva devida à presença de hornblenda, cloritas ou abundantes cristais aciculares de actinolita. Não deve ser confundido com prasiolita, quartzo verde obtido artificialmente. Apesar de o citrino ocorrer naturalmente, geralmente é produzido por aquecimento de ametista. A carneliana, ou cornalina, tem cor vermelha (a mais valiosa), alaranjada ou amarela e pode receber tratamento para adquirir uma coloração mais profunda.
Ainda que os nomes dados a diversas variedades ao longo dos tempos sejam derivados da cor, os esquemas científicos de nomenclatura referem-se sobretudo à microestrutura do mineral. A cor é um identificador secundário para os minerais criptocristalinos, sendo, no entanto, um identificador primário para as variedade macrocristalinas. Contudo, isto nem sempre é verdadeiro.

Variedades cristalinas

Variedades criptocristalinas fibrosas (calcedônias)

Variedades criptocristalinas granulares

Minerais do grupo do quartzo

Estes minerais têm a mesma composição química do quartzo(dióxido de silício, SiO2) mas apresentam estruturas cristalinas diferentes. Por esta razão estes minerais, incluindo o quartzo, denominam-se polimorfos de sílica (SiO2). O tipo de estrutura cristalina formada depende da temperatura e pressão existentes no momento da cristalização.