quinta-feira, 11 de julho de 2013

SONS QUE EQUILIBRAM CADA CHACRA

SONS QUE EQUILIBRAM CADA CHACRA

O primeiro chakra, localizado na base da espinha, está envolvido com o processo físico de eliminação. É um chakra associado com a energia de sobrevivência e com o estabelecimento no plano físico. Para equilibrar este chakra com uma vogal sagrada, pronunciem o mais profundo som âh que puderem e concentrem sua intenção nessa área. Um bija mantra que ressoa essa área é lam.

O segundo chakra, que fica cerca de três polegadas abaixo de seu umbigo, está associado com a energia sexual e com muito da força vital. A energia sexual é uma energia divina mas tem sido fonte de muita confusão e abuso em sua sociedade. Ela se manifesta como profundas questões emocionais. Lembrem-se de que este chakra não é melhor nem pior que qualquer outro; é simplesmente um conduto para um aspecto energético particular. Para soar este chakra com uma vogal sagrada, pronunciem um u (como em urso) altamente entoado enquanto concentram sua atenção nessa área. Um bija mantra que ressoa este chakra é yam.

O terceiro chakra, à altura do umbigo e um pouco acima, é o chakra do plexo solar. Sua energia está associada com os órgãos da digestão e também com poder. Muitas pessoas que lidam com negócios e política trabalham com este chakra, parecendo às vezes excluir todos os outros de seu foco. Para soar este chakra com uma vogal sagrada, entoem bem alto um som ô (como em cor) enquanto focalizam a intenção nessa área. Um bija mantra para ressoar este chakra é ram.

O quarto chakra, no centro do peito entre os mamilos, é o centro do coração. No plano físico, ele trabalha com os pulmões e o coração. No plano emocional, ele trabalha com a energia de compaixão e amor. É da maior importância abrir este chakra para aqueles que trabalham com a energia de cura. Seu equilíbrio e alinhamento podem ser um dom extraordinário. Para soar este chakra com uma vogal sagrada pronunciem com alta entonação o som ah, enquanto focalizam sua intenção ali. Um bija mantra para este chakra é yam.

O quinto chakra fica na garganta, acima da base do pescoço. Está associado com comunicação, assim como os ouvidos, o sentido da audição e o aparelho vocal. Para soar este chakra com uma vogal sagrada, pronunciem um som ai (como em pai) enquanto focalizam sua intenção nele. Um bija mantra para ressoar este chakra é ham.

O sexto chakra, no centro da testa, acima dos olhos, é freqüentemente chamado de terceiro olho ou chakra da fronte. Está associado com a atividade mental interior e com a visão intuitiva, além de outras funções do cérebro. Muitos médiuns têm este chakra muito bem desenvolvido. Para soar esse chakra, pronunciem com alta entonação um som ei (como em peixe) enquanto focalizam sua intenção nessa área. Um bija mantra para este chakra é sham.

O sétimo chakra, no topo da cabeça, é chamado o chakra da coroa. Está associado com a indução de energia espiritual para dentro do corpo e com certas funções superiores do cérebro. Este chakra normalmente não está aberto na maioria dos humanos, embora quadros de santos e de outros seres espirituais com halos sejam representações dos chakras da coroa ativados. Para soar a coroa, pronunciem a mais alta entonação do som iiii que puderem enquanto focalizam sua atenção ali. Um bija mantra para este chakra é OM.