sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sobre o Uso do Tempo

Sobre o Uso do Tempo
fonte : Grupo SerAtento
O uso do tempo é algo que merece a nossa reflexão. Temos um texto de John Garrigues, que penso ser muito importante e do qual ressalto um trecho:

#######

Aquele cuja ação é harmoniosa, ou *sátwica*, não cai em ações impensadas, mas economiza energia. *[2]*

Ele não se desgasta com sentimentos de medo ou aflição. Ele concentra sua atenção e esforço no dever de cada momento, à medida que cada momento surge. Uma tendência comum é ficar ansioso em relação a um  acontecimento futuro qualquer, focar a atenção no próximo “ponto importante” da jornada da vida, e assim tirar a atenção do presente e das suas lições. Mas se a eternidade está aqui o tempo todo, cada momento é intrinsecamente e potencialmente tão importante como qualquer outro. Podemos ter acesso à nossa herança ou patrimônio a qualquer momento que quisermos. E quanto mais completa for a atenção naquilo que estamos fazendo, tanto mais eficiente será a nossa administração do tempo disponível.

__________
 *[2] *Para o hinduísmo, as três *gunas* ou características da vida na natureza são tamas, rajas e satwa, ou inércia, movimento e ritmo; ou, rotina, agitação e equilíbrio; ou preguiça, ambição e sabedoria. (Nota do Tradutor)

#######
fonte :
**************************
O bom ou mau uso do tempo é fator decisivo na quota de felicidade ou infelicidade que temos em cada dia. O bom uso do tempo está associado ao estabelecimento de um ritmo adequado. Isso é necessário porque tudo na vida é mantrâmico, ou seja, tudo que existe faz parte do mundo do som. Os pensamentos, por exemplo, são sons do mundo mental. A arte de viver em paz depende da nossa capacidade de combinar flexibilidade e firmeza responsáveis no modo como usamos o tempo, enquanto emitimos o mantra oculto que é a nossa existência individual.

Fraternalmente,

Carlos (Cardoso Aveline)