segunda-feira, 15 de julho de 2013

OGUM

OGUM

“Patacuri Ogum, salve o grande senhor dos caminhos, que sua espada esteja sempre brilhando à minha frente e ao alto apontando a São Jorge na lua, mostrando a humanidade o crescimento e a prosperidade.”
OGUM por Agostinho Meireles da Silva (Tinho) – Primeiro Cambono
“Oi na lei de Umbanda o Orixá que comanda é Ogum,
Se ele um guerreiro, oi segura o terreiro, Ogum.”
Esta é a parte de um ponto e mostra quem é Ogum.
Orixá da ferramentaria, da agricultura, da caça e das guerras.
Orixá da evolução, da verdade e da justiça de Olorum.
Ogum, Orixá da Lei Maior e da compreensão, atuando na linha divisória entre a razão e a emoção.
Guardião dos procedimentos. Ogum é força, misericórdia, lei, ordem e razão.
Ordenador do caos, general da Umbanda, das lutas impossíveis, guerreiro de todas as demandas.
Mesmo com nossos erros, desequilíbrios, falhas e pecados ele está sempre com sua lança, espada e escudo ao nosso lado.
Basta sairmos do caminho certo que sua lança nos alcança. A sua lei é reta, pura, sagrada e doce como uma criança.
Orixá de todos os irmãos que andam em terreiros.
Orixá do amor, da proteção, da luta de todos os guerreiros
Orixá que nos abre os caminhos, nos ensina a lutar e a tirar os espinhos
Meu pai eu quero a sua benção, ter sua coragem e sua fé.
Meu pai eu quero ser eu, espelhando-me em ti e ter o seu Axé!
Patacuri Ogum!
Amém, Axé e que assim seja!
Ilustração Cecília Panipucci (artenaquitanda.blogspot.com.br)
Ilustração Cecília Panipucci (artenaquitanda.blogspot.com.br)
ALAFIA, do Yoruba: Paz, Saúde, Alegria, Prosperidade, Felicidade.
A mandala funciona como representação do invisível, chama as forças imateriais. Os Orixás são forças vivas da natureza.
Nesta mandala de abre-caminho estão representados por suas ferramentas ou símbolos:
Ogum (espada) , é o Orixá do progresso. Ele insiste onde todos desistem.
Oxossi (arco e flecha), é o Orixá da fartura. Facilidade para se mover mesmo entre obstáculos.
Oxum (coração), é o Orixá da riqueza, do amor , da fertilidade, da maternidade. Oxum é a renovação a cada instante. Seu poder é tão grande que pode engolir o mal.
Xangô (balança), é o Orixá da justiça, inimigo da mentira. O maior domínio de Xangô é o poder. Xangô pega algo que poderia destruir qualquer ser humano e o converte em seu benefício.