sexta-feira, 26 de julho de 2013

O QUE JÁ FIZESTE POR UM ANIMAL?

O QUE JÁ FIZESTE POR UM ANIMAL?
Eu vivi em África, na cidade de Luanda.
A casa onde morei alguns anos até casar, tinha muitas árvores de fruta, mas
era principalmente nas goiabeiras que à noite vinham muitos morcegos matar a fome.
Quando nas noites de calor, vínhamos passear para o imenso jardim dessa casa onde fui tão feliz, ficava muito tempo a ver o vai e vem desses pequenos animais que me fascinam.
Uma noite, estávamos eu, a minha mãe e uma tia, elas duas enfermeiras e ficamos espantadas porque um morcego gritava desesperadamente. Estava pendurada pela membrana alar, que se tinha rasgado desde a ponta até à axila.
Aflitas sem saber o que fazer, tomei a decisão de trepar a goiabeira.
Depois de muitas tentativas para a libertar, resolvemos deitar-lhe um saco de serapilheira por cima e puxá-la. Era a única solução.
Depois de descer com a pobre bichinha, fomos para dentro de casa e já no consultório da minha mãe, vimos que ela tinha a membrana toda esfacelada. Então a minha mãe anestesiou-a com um pouco de éter e cozeu-lhe toda a membrana.
Ainda meio adormecida, conseguimos fazer lhe festinhas e qual foi o nosso espanto quando vimos que ela estava grávida. A barriguinha proeminente fazia lembrar uma bolinha de ping-pong.
A minha mãe comprou uma gaiola e ela esteve lá 3 semanas a recuperar, até tirar os pontos. Um dia à noite, todas muito tristes, decidimos devolvê-la à liberdade.
Quando abrimos a porta da gaiola, ela hesitou e olhava para nós com os olhinhos super brilhantes e desconfiados. Por fim foi se arrastando até à portinha e levantou voo, e voou feliz por sobre as nossas cabeças, desaparecendo na noite. Todas as noites vinha um bando deles jantar na nossa goiabeira. Será que a nossa amiga era uma deles?
Revista mundo dos animais

Vídeo: Morceguinhos Bebés Órfãos A-D-O-R-Á-V-E-I-S!

Escrito por Carlos Gandra 
 Morceguinhos bebés
Morcegos.
Lembro-me que num passado não muito distante admiti que adoro morcegos (1), souapaixonado por morcegos (2), eles são fabulosos!! (3).
Portanto, teria de falar sobre morcegos outra vez, outra e mais outra. De seguida, apresento-vos um vídeo adorável, e porquê adorável? Porque tem morcegos.
São bebés órfãos, tratados com muito carinho e atenção, por quem assegura toda a alimentação, cuidados de saúde, higiene e transporte para libertação no seu habitat natural, quando já estão prontos para sobreviver sozinhos (mais informação sobre este fabuloso trabalho com morcegos em australianbatclinic.com.au).
E antes que me acusem de me tornar repetitivo com a palavra morcegos, fico-me por aqui e deixo o vídeo: