quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Alegria, o dom da Vida!

Alegria, o dom da Vida! 

Alegria, o dom da Vida!


por Aurora Reis - aurorareis9@gmail.com
Quando estamos tomados pela inspiração do entusiasmo, tudo se torna mais bonito, mais leve e suave. As cores saltam aos nossos olhos, os cheiros acentuam-se e paramos para observar o belo voo de um pássaro no céu ou um lindo pôr do Sol por trás das nuvens...

Quando a alegria toma conta, é difícil não nos deixarmos tomar pela espontaneidade de nossa criança interna. Temos vontade de correr, de saltar, de brincar... de andar descalços e deitar ao Sol e "não dar bola" para a conversa furada dos outros.

Sabe aquela pessoa que está sempre reclamando da vida, achando tudo feio, cinza e sem graça? Pois, então, afaste-se de suas lamúrias ou a convide para tomar um picolé ali na esquina e permitir-se saborear-se, lambuzar-se, deixando escorrer pelas mãos, sorrindo leve...

Se ela não aceitar o convite, deixe como está, cada um tem o seu tempo.

Diz a Sabedoria que a alegria é um prazer entre duas dores. Sim, é verdade. Por isso, até mesmo a alegria é preciso ser sentida com um certo desapego e isso é o mais difícil! Tendemos a nos agarrar aos objetos amados que nos trazem satisfação e quando os perdemos a dor se faz presente.

Ao invés de viver como uma gangorra emocional, estando ora triste ora feliz, o segredo é manter-se equânime e aceitar tudo o que a vida lhe dá de braços abertos, seja bom ou "ruim".

O ruim, na verdade, não existe, é apenas uma interpretação errônea de nossa mente. Basta termos um olhar atento como de um aprendiz, para discernir os aprendizados ocultos em nossos testes e dificuldades diários.
Saber aceitar a vida como ela é, observando sem se apegar, com equilíbrio, é trazer a maestria para as nossas vidas, fazendo-se mestre e senhor(a) de si mesmo(a) e não mais apenas um joguete das emoções.

Somos o ser puro, o ser real, em busca de nossa perfeição latente. Porém, ela está adormecida. Podemos ativá-la a cada passo e a cada escolha que nutrimos em nossa consciência. Podemos escolher ser a vítima das circunstâncias ou o(a) autor(a) da nossa história. Só depende de você!

Qual vai ser sua escolha?

Ela se faz a cada dia, a cada passo, no olhar, a cada sentimento, pensamento nutrido.

Om Sai Ram!