sexta-feira, 24 de maio de 2013

TARTARUGA - CALENDÁRIO

TARTARUGA - CALENDÁRIO

O primeiro calendário que os índios norte-americanos americanos tiveram foram Cascos de Tartaruga. Nossos antepassados viam a passagem dos ciclos e estações observando que treze luas se passaram antes da mesma estação retornar.

Avó Nisa (Lua) foi a nossa guia. Através da mudança de seus ciclos, ela diz as mulheres quando seus corpos estão férteis e quando ela teriam a experiência dos Tempos-de-Lua, ou fluxo menstrual.

Vovó Lua desaparece e retorna, mostrando toda a sua face, treze vezes durante o ano. A Mãe foi representada pela criatura mais fértil de nosso planeta, a Tartaruga, que mostrou aos nossos ancestrais como marcar a passagem de cada ciclo lunar. Cascos de tartaruga formaram as treze luas do ano dentro de um quadro que formou um Circulo, que chamamos de Arco Sagrado ou Roda Medicinal.

Este circulo unificado representa a relação sagrada de toda a vida para toda a Terra. O Arco Sagrado, também representa um caminho anual que nossa Mãe Terra fez em torno do Avô sol, através do céu ou órbita. A Órbita da viagem que Avó Lua faz em torno de nossa Mãe Terra é outra ciclo dando aos Ancestrais uma compreensão da importância de todos os ciclos concêntricos trazendo vida na unidade e harmonia.

Estes treze ciclos lunares inspiraram o nascimento da lenda do Clã das 13 Mães Originais (Matriarca) que representam dádivas e habilidades que os seres humanos devem desenvolver durante O Caminho da Terra, ou vida física. Essas lições de desenvolvimento do potencial humano conter as competências que cada “duas pernas” (seres humanos) deve aprender para viver em harmonia com todas as formas de vida

Quando aprendemos o que são as nossas potencialidades e desenvolvemos as habilidades de relacionamentos corretos, poderemos compartilhar os dons, com toda a Tribo Humana. A generosidade é a chave para trabalhar e beneficiar todas as coisas vivas. Se dermos de nós mesmos e de nossos dons, as bênçãos que temos recebido serão compartilhados. Nós podemos expandir os limites e as capacidades de todo o potencial humano.

Fonte Xamanismo Facebook