sexta-feira, 24 de maio de 2013

Linha dos Ciganos na Umbanda

Linha dos Ciganos na Umbanda:

- Os Ciganos são anteriores a Umbanda, diferentes dos Marinheiros, Boiadeiros e Baianos que estão no contexto da Umbanda. Existem várias estórias sobre os Ciganos, tendo palavras comum com o povo da Índia.
- Na Índia a sociedade era dividida em Castas (dividida em ordem de importância: Sacerdotes, guerreiros, artesões,comerciantes, etc) e o que não castas são os párias. Quem nasce na casta de sacerdote,será sacerdote e não será guerreiro e assim por diante. Gandhi lutou contra isso e hoje não é mais tão predominante, mas ainda existe.
- O povo que não tinha casta cresceu muito. Quem nasce em uma casta não se casa com o de outra e quem teima e casa em outra casta, não possui mais casta.
- O povo que não tinha casta foi expulso e se dividiram em Clãs Ciganos e se estabeleceram em alguns lugares como: Espanha, Brasil(principalmente nos pampas), etc.
- Os Ciganos não conseguem se estabelecer onde chegam por causa da Cultura Diferente, são considerados anarquistas. Almofadas, Canja de Galinha, Churrasco em Céu aberto, Calças Largas e Camisas, Vestidos Soltos, etc são influências Ciganas.
- A religiosidade entre eles e mística e não mediúnica. Os Clãs tradicionais não aceitam a incorporação. São um grande povo no astral.
- Os Ciganos trazem a liberdade, não confundir com libertinagem, o Amor,são ligados aos valores da sociedade e quando incorporam na Umbanda,nos ajudam a nos libertarmos de certos valores, padrões que foram embutidos em nós.
- Tem muitos terreiros que não trabalham com os Ciganos e o médium tem o Cigano ou Cigana, então eles incorporam na linha da esquerda. Os Ciganos e Ciganas não são Exus e Pombagiras, eles vem na energia da esquerda.
- Se fizerem um trabalho e chamarem a linha Cigana eles se manifestam na direita. Existe um povo Cigano que não se manifesta, que são os Guardiões do Povo Cigano, são próprios deles e não da Umbanda, os guardiões da Umbanda são Exús e Pombagiras.
- São um povo no astral, estabelecidos, nenhum de seus guardiões tem as características dos Exus de Umbanda. Quando chamam os Guardiões Ciganos, eles não falam.
- Pode-se comparar os Ciganos com Zé Pelintra que é mestre catimbozeiro e incorpora na linha que quiser.
- São devotos de Santa Sarah Kali .
-Os Ciganos não são ladrões de crianças- eles tem a pele igual dos indianos, ou seja, escura e montam seus acampamentos e antigamente as mulheres solteiras, davam a luz escondidas e deixavam as crianças perto dos acampamentos, geralmente as crianças eram brancas e os Ciganos pegavam as crianças abandonadas e criavam e quando as pessoas viam essas crianças brancas, diziam que os Ciganos tinham roubado.
- Os Ciganos não podiam guardar o que possuíam nos bancos,por isso andavam com muitas moedas e dentes de ouro.
- Entendam que não tem a necessidade de nenhuma entidade vir falando outra língua, por isso os Ciganos e Ciganas falam normalmente, quando incorporados,mas, alguns falam espanhol.
- Eles tem facilidade para vir trabalhar nos jovens porque os jovens nãose preocupam com o que os outros estão pensando. Quem se preocupa muito com os outros, ou seja, com o que os outros vão dizer,pensar e falar, tem dificuldades para trabalhar com os Ciganos e Ciganas.
- Guias: de Cristal com muitas cores e moedinhas/ Colares/ Correntes/ Pedras. O Ouro que eles precisam é o de Oxum,ou seja,do Amor;
- Velas: Branca/ Branca e Vermelha/ Laranja/Verde/Azul escura;
- Lenços;
- Comida: Frutas/ doce de frutas cristalizadas/doces Árabes/ Frango/Pão;
- Bebidas: Vinho e principalmente o ponche;
- São muito amorosos. O ideal é a festa em campo aberto com fogueira e dança.

Santa Sarah Kali – É associada com Oxum e Iemanjá porque veio do mar, mas na sua Origem trás o Fogo por causa da Divindade Kalie da Índia,por isso é associada a Mãe Oro Iná (Egunitá).

Fonte: Anotações da aula de Teologia de Umbanda – com Alexandre Cumino – em 2004

Muito Axé!
Namastê
Optchá