sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ondas Theta - Binaural Beats - 7 HZ / Ondas Cerebrais

Ondas Theta - Binaural Beats - 7 HZ / Ondas Cerebrais




Meditar significa concentrar-se e liberar a mente de todos os pensamentos.

A habilidade de manter a mente livre dos pensamentos está diretamente ligada a freqüência das ondas do cérebro.

Quanto menor a frequência das ondas cerebrais mais fácil se torna a concentração.

O cérebro em ondas theta aliado a uma respiração ritmada pode alcançar estados profundos de meditação, antes só possíveis com anos de prática constante.
O cérebro, em meditação vai, gradualmente, atingindo a freqüência de ondas Theta de 4 Hz - que são as ondas mais propícias para se alcançar a concentração profunda.




De acordo com  pesquisas científicas, na frequência de ondas Theta são liberadas as endorfinas, que são as substâncias naturais do organismo, responsáveis pelos estados de euforia e bom humor.




Advertência: Pessoas com qualquer forma de distúrbio epilético, epilepsia fotossensível ou sofrendo de problemas de arritmia cardíaca, ou que esteja usando marca-passo não devem fazer uso deste procedimento.



ONDAS CEREBRAIS

As ondas cerebrais são o meio de comunicação entre nosso cérebro, mente e corpo em forma de vibração elétrica, de frequência vibracional.

Estes impulsos elétricos, gerados pelas células nervosas do cérebro, flutuam rítmica e ininterruptamente.

A falta das ondas cerebrais, mais do que a sensação da pulsação cardíaca, indica morte clínica.




As qualidade de vibração das ondas Alfa, Beta, Gama, Delta e Theta influencia diretamente na qualidade de vida e na saúde de cada um de nós.




As ondas podem ser medidas com aparelhos eletrônicos como o eletroencéfalogramo ou EEG; e suas frequências, em ciclos por segundo ou HZ (Hertz) e também outros aparelhos.

Com base na atividade elétrica dos neurônios e, também relacionadas com mudanças de estados de consciência: concentração, relaxamento, meditação, emoções e/ou pensamentos, há uma alteração nessas frequências cerebrais.

Cada um de nós possui a sua própria característica de atividade das ondas cerebrais, que têm um padrão e um ritmo e incorporam as frequências Alfa, Beta, Gama, Delta e Theta em vários níveis através das atividades diárias.


Tipos de ondas cerebrais e estados de Consciência

Alfa              7 a 13      Hz  relaxamento, fase inicial da meditação
Beta          13  a 30      Hz  atividade diária
Gama               +30      Hz  excitação
Delta           2  a   4      Hz  sono profundo, inconsciência
Theta          4  a  7       Hz  sono profundo, meditação



ONDA ALFA

É a onda dos estados meditativos, da meditação, super aprendizado e relaxamento.
Ocorrem quando a pessoa está acordada e relaxada.
Depois de Beta, Alfa é a onda mais rápida.
A consciência interna é expandida, e quando a energia criativa flui e a ansiedade desaparece.
Em estado de ondas Alfa há sensação de paz e bem-estar.



Relaxamento
Visualização
Meditação

Quando você está relaxado, sua atividade cerebral baixa do rápido padrão Beta para as ondas Alfa mais lentas. Sua consciência interna expande. Sua energia criativa começa a fluir e a ansiedade desaparece. Você experimenta uma sensação de paz e bem-estar. O treinamento Alfa é muito indicado para tratamento do estresse.
Os programas que contém Alfa são excelentes para a solução serena de problemas, memorização,  relaxar e praticar visualização. Escolha os programas Alfa quando você desejar obter níveis profundos de relaxamento.
A faixa de ondas Alfa está entre 7-12 HZ.  Em Alfa, nós acessamos mais facilmente nossa capacidade dormente - ela funciona como um portal para estados de consciência mais profundos. Dentro da faixa Alfa, está  a Ressonância Schurmann, que é a frequência do campo eletromagnético da Terra, essa freqüência tem chamado muita atenção dos cientistas da área de neuro-acústica pelos seus imensos benefícios.


ONDA BETA

É a mais rápida e mais comum, manifesta-se quando estamos acordados, "vivendo a vida".
É a onda que ocorre mais frequentemente em eletroencefalogramas de adultos.
Quando esta onda atinge grande amplitude na sua frequência, indica estados de apreensão, ansiedade, mente crítica e julgadora.
A onda Beta é essencial para todo o processo criativo e para todos os trabalhos que requerem concentração e atenção total, com foco.




Atenção
Concentração                             
Cognição

Você está bem desperto e alerta. Sua mente está concentrada, e você está pronto para trabalhos que requerem atenção total. No estado Beta, os neurônios transmitem as informações muito rápido, permitindo a você atingir estados de concentração. O treinamento das ondas Beta é usado por terapeutas de biofeedback  para tratar um problema de aprendizagem e concentração chamada de transtorno de déficit de atenção ou mais conhecido como TDA.

Os programas que induzem ondas Beta ajudam nos estudos, nas praticas esportivas, a preparar  uma apresentação em público, ou seja, analisar e organizar informações onde a concentração mental é a chave para um bom desempenho.

A faixa de ondas Beta está entre 13-30 HZ. O estado Beta está associado com concentração, atenção aumentada, melhor acuidade visual e coordenação. Os cientistas tem descoberto que as frequências Beta 18HZ e 13HZ, Gama 40HZ atuam em  funções cognitivas complexas.


ONDA GAMA

É definida quando a característica é o cérebro a toda e ao mesmo tempo relaxado e tranquilo, não se movendo com nenhum barulho.
A mente entra em estado de ação, atenção e alerta, com intenção e tensão de maneiras exatas, num estado nivelado, equilibrado: nem aquém nem além.
A mente está concentrada e relaxada e, ao mesmo tempo: alerta e pacífica.
Os testes que detectaram esta onda em seu maior ápice foram de mentes muito treinadas através da prática da meditação.
Observação: Não consideramos a velocidade das ondas Gama, que é a mais rápida em relação às demais, porque só aparecem no cérebro por um breve período de tempo, limitadas não apenas do ponto de vista temporal, como também, em termos espaciais.




ONDA DELTA

É definida como uma onda cerebral de variação lenta e, consequentemente de menor frequência.
É associada ao sono profundo dos adultos, estado de coma e ao inconsciente coletivo.



Consciência expandida
Cura e Recuperação
Sono

Delta é a mais baixa de todas as frequências de ondas cerebrais. Está associada com o sono profundo, algumas frequências na faixa Delta liberam o hormônio do crescimento humano, conhecido como HGH, que é muito benéfico para a regeneração celular e a cura.

Delta é a onda cerebral para o acesso ao inconsciente, onde a intuição pode aflorar facilmente.
Os programas de utilização de frequência sonora que contém Delta são ideais para o sono, a recuperação física e mental e a meditação profunda. A faixa  Delta está entre 0.1 - 4 HZ. 


ONDA THETA

É a mais lenta, longa e profunda que a Alfa. 
É a onda do sono com sonhos, dos estados meditativos, da meditação e relaxamento profundo.
É a onda dos "insights", da força criativa, da super aprendizagem e, também relacionada ao estado de alerta e excitamento.
As ondas Theta atuam na parte da nossa mente entre o consciente e o inconsciente, que retém memórias e sensações e governa nossas atitudes, comportamentos e crenças.
As ondas Theta são produzidas pela mente subconsciente.
Essa onda está presente no antes do adormecer e acordar do sono profundo.
Esse é o lugar de armazenamento da nossa inspiração, criatividade, como também do material psicológico reprimido.
Em Theta fazemos nossa conexão profunda com nossa espiritualidade.
Theta é a onda de experiências mais elevadas e esclarecedoras.
Quando precisamos curar nossa mente e nosso corpo Theta é o lugar do "zero", onde o processo de cura e transformação atua no nosso Ser.



Meditação
Intuição/Creatividade
Memória

Aprofundando ainda mais o relaxamento a pessoa entra no misterioso estado Theta onde a atividade cerebral baixa quase ao ponto do sono. Theta é o estado cerebral onde incríveis capacidades mentais ocorrem. O estado Theta propicia flashes de imagens do inconsciente, creatividade e acesso a memórias a muito tempo esquecidas. Theta leva você a estados profundos de meditação. Você pode sentir a sua mente expandir além dos limites do seu corpo.

As ondas Theta têm um importante papel em programas de modificação de comportamento e têm sido usado no tratamento do vício de drogas e álcool. Theta é também o estado ideal para aprendizagem acelerada, reprogramação mental, lembrança de sonhos, criatividade e aumento da memória.
A faixa das ondas Teta está entre 4-7 HZ. Nós, em estado de ondas cerebrais Theta, estamos como num "sonho acordado", ficamos receptivos a informações que estão além do nosso estado normal de consciência, ativando estados mentais extrasensoriais.