sexta-feira, 24 de maio de 2013

NASA financia impressora 3D de alimentos para combater fome e desperdício

NASA financia impressora 3D de alimentos para combater fome e desperdício

A NASA está financiando a criação de uma impressora 3D, usada para produzir alimentos a partir da mistura de pós especiais com água. O equipamento pode amenizar a fome ao redor do mundo e foi desenvolvido pelo pesquisador Anjan Contractor, fundador da empresa System & Materials Research Corporation (SMRC) que recebeu uma doação de, aproximadamente, 254 mil reais da agência espacial para aprimorar o novo dispositivo.
A princípio, a impressora em três dimensões foi projetada para ser usada nas casas das pessoas, produzindo alimentos com materiais de baixo custo, fáceis de serem encontrados. Além disso, o equipamento fabrica apenas a quantidade de comida necessária para cada refeição, evitando o desperdício. A NASA decidiu apoiar o projeto não só para amenizar a fome ao redor do mundo, mas, principalmente, para garantir os alimentos e evitar o desperdício ao longo das viagens espaciais, em que os astronautas se alimentam de forma bem diferente.
De acordo com o site Quartz, a impressora 3D monta as refeições a partir de uma mistura de pós, que são combinados com água e óleos especiais antes de serem despejados em um bocal, por onde saem as comidas prontas. O incrível equipamento também fabrica pizzas: a impressora 3D produz a massa, assada na estrutura. Depois, o dispositivo despeja uma camada de molho e outra com o recheio escolhido – tudo feito na própria impressora. Os testes do produto também apostam na alimentação sustentável: até agora, as pizzas estão ganhando recheios de insetos e materiais orgânicos.
Ainda não há previsão para o lançamento oficial da impressora de comida, mas experiências estão sendo realizadas para que o equipamento chegue ao mercado num futuro próximo. As impressoras 3D já são uma realidade no mundo inteiro, e vêm sendo cada vez mais usadas na fabricação de objetos, como brinquedos, armas e próteses.
Redação CicloVivo