sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Palo Santo: o poder medicinal e terapêutico da madeira sagrada !

         palosantoin2-500x500

Palo Santo significa ” madeira sagrada “. Esta árvore vive na região sul-americana do Peru, Equador, Bolívia e Mato Grosso, no Brasil, amplamente utilizado por antigas culturas pré-hispânicas, como Tiwanaku e Inca .

A origem do Palo Santo é muito antiga. Os Xamãs Incas usavam esta madeira em seus rituais religiosos e espirituais como uma ferramenta para trazer boa sorte, afastar qualquer sinal de negatividade e como um meio de conseguir uma melhor comunicação espiritual com os seus deuses. Era usado, diariamente, em suas atividades espirituais e orações, para trazer também prosperidade, melhorar o humor e a limpeza de espaços e ambientes.

Esta árvore é encontrada também no ritual dos casamentos indianos. O casal deve plantar uma muda dessa árvore, na ausência de testemunhas, vinculando seus destinos para que a união dure para sempre; é usado para como fogo sagrado nas cerimônias e rituais, protegendo assim o espaço no qual se vai trabalhar, harmonizando-se aos elementos da natureza.

Moça queimando Palo Santo

Tem um aroma muito agradável e reconfortante, um cheiro surpreendentemente forte e doce quando queimado, por isso também é usado como incenso. É considerado uma árvore com qualidades medicinais. Seus múltiplos benefícios fazem com que a energia do ambiente seja purificada, isso devido a substâncias como o limoneno, ingrediente ativo presente em uma alta porcentagem em seu tronco, responsáveis ​​pela limpeza física e espiritual de ambientes, tornando-o mais pacífico, equilibrado e harmonioso. Sua fumaça tem a propriedade de limpar e purificar o ambiente contra espíritos de baixa vibração energética e outras energias negativas.

Entre as suas propriedades medicinais, seu óleo essencial ou as cinzas (colocadas frias sobre a pele) são usados para o tratamento de feridas, cortes e machucados externos. Sua casca, em decocção, pode ser usada para o tratamento de doenças do estômago; em fomento quente, para tratar dores musculares. As mulheres de algumas tribos utilizam sua infusão como um método contraceptivo.

Algumas gotas do óleo essencial de Palo Santo diluídas em óleo base vegetal, por exemplo, óleo de amêndoas, de uva ou de coco, pode ser usado para a preparação de um excelente óleo de massagem. Além de limpar energeticamente, assim como a fumaça da madeira, o óleo ajuda na circulação sanguínea e recarrega o nível energético. Diluído em álcool, se faz um ótimo purificador de ambientes.  Também pode ser utilizado o óleo puro para artrite, artrose, dores musculares e dor cervical: 3 vezes ao dia, algumas gotas no ponto de dor; massagear atá a pele absorver o óleo. Já para gripes, alergias, asma, enxaqueca, estresse, mal humor: colocar algumas gotas no peito, na altura do coração, no nariz e na cervical. Serve como um excelente antidepressivo.

Segundo seu processo de coleta, esta árvore deve morrer de uma forma natural, soltando suas lascas ao longo do tempo, permanecendo intocada por cerca de 7 a 8 anos. Após o processo natural de decomposição, a madeira é comprimida, segregando assim seu óleo com fins medicinais e aromáticos. Ao ser coletado das árvores em decomposição, usufruímos de todos os seus benefícios e contribuímos para a limpeza das florestas onde eles crescem, protegendo seu habitat de uma forma totalmente ecológica.