sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Consumo de peixe pode diminuir risco de depressão !

Consumo de peixe pode diminuir risco de depressão

Consumo de peixe pode diminuir risco de depressão !

Uma nova análise estudos anteriores revela que pessoas que comem peixe têm risco um pouco menor de desenvolver depressão.

Na análise, os pesquisadores avaliaram 26 estudos que envolviam aproximadamente 150 mil pessoas, e observaram a relação entre os sintomas depressivos e o consumo de peixe. Dos 26, 10 estudos foram realizados na Europa, sete na América do Norte e o restante na Ásia, Oceania e América do Sul.

Ao observar os estudos conduzidos na Europa, os pesquisadores descobriram que as pessoas que comiam mais peixe tinham 17% menos chance de desenvolver depressão, em relação aos que não comiam ou comiam muito pouco.

Em seguida, foram observados todos os dados por gênero, e descobriu-se que homens que comiam mais peixe tinham 20% menos riscos de depressão. Já em mulheres, essa probabilidade era de 16%. Entretanto, esses mesmos resultados não foram encontrados nos outros estudos. De acordo com a autora da análise, Fang Li, da Universidade de Shandong, na China, isso pode ter acontecido por conta do menor número de analisados, o que compromete uma análise estatística.

Também é importante ressaltar que os estudos incluídos na análise eram observacionais (os pesquisadores não pediam, por exemplo, para que os participantes começassem a comer peixe para depois analisar os efeitos). Isso faz com que não se possa traçar com certeza uma ligação entre o consumo de peixe com a depressão. Além disso, os pesquisadores não tinham informações sobre os tipos de peixes que eram consumidos pelas pessoas estudadas.

Não se sabe ainda ao certo o motivo pelo qual o consumo de peixes pode diminuir as chances do desenvolvimento de sintomas depressivos. Esse é mais um dos

A análise foi publicada no Epidemiology & Community Health. [LiveScience]