sábado, 29 de agosto de 2015

Preparem câmeras e celulares: temporada de Superluas começa neste sábado.

        Grupo-assiste-a-lua-em-seu-perigeu-termo-tecnico-para-o-fenomeno-conhecido-como-superlua-na-cidade-de-madri-espanha-nesta-terca-feira-9-a-superlua-ocorre-quando-a-lua-chega-mais-proximo-14103095239

Neste sábado (29), a Lua vai parecer maior e mais brilhante. O perineu, quando o satélite está no ponto mais perto da Terra, coincide com a fase cheia, por isso teremos uma Superlua.

Já reparou como a Lua parece maior e com um colorido mais intenso quando está baixa? É neste momento em que ela surge no céu que podem ser feitas as melhores fotos.

"Com a Lua no horizonte é mais fácil para comparar seu tamanho", explica o astrônomo Gustavo Lanfranchi.

"Ainda que não seja algo especial do ponto de vista científico, é sem dúvida um fenômeno muito poético e romântico", afirma Geza Gyuk, astrônomo do Adler Planetarium em Chicago, nos Estados Unidos. "As pessoas não deveriam se preocupar em encontrar o melhor lugar ou hora, apenas olhar para o alto e admirar a lua o quanto puderem."

A maior aproximação da Terra se repete a cada 29 dias, mas a Superlua só acontece na fase cheia, então neste ano o fenômeno ocorrerá mais duas outras vezes: nos dias 28 de setembro e 27 de outubro.

A órbita do satélite ao redor da Terra é elíptica, portanto há um ponto mais distante (apogeu) e um mais próximo (perigeu), aproximadamente 50 mil km mais perto.

A última vez que pudemos ver a lua gigante foi em setembro de 2014, e a maior Superlua será a de setembro.