sábado, 22 de agosto de 2015

O japa tá certo! Tire o sapato antes de entrar em casa.

Acredita que o lugar onde moramos pode e deve ter a nossa personalidade nos pequenos detalhes.

Todo mundo sabe que os japoneses (e os orientais, de forma geral), têm o hábito de tirar os sapatos antes de entrar nas residências – nas suas próprias e nas dos outros também.

             genkan_sossolteiros_vivadecora

Esse hábito está ligado à questões culturais, como a crença de que fazendo isso eles estão deixando as “energias impuras” da rua, na rua. Além disso, tirar os sapatos antes de entrar em casa é um gesto de respeito, pois você demonstra que não quer “sujar” aquele lugar e que tem a humildade de despir os pés para pisar ali, como se faz em um lugar sagrado.

O costume de tirar o sapato antes de entrar em casa também é comum em outros lugares do mundo, onde a neve e o barro são motivos para as pessoas quererem tirar os calçados, antes de sair andando pelo lar doce lar.

Mas é realmente necessário?

Esse é um gesto higiênico, acima de tudo. Você já parou pra pensar em quantos germes e bactérias você traz diariamente na sola do seu sapato pra dentro de casa? Lixo, cocô de cachorro, tem gente que até cospe no chão na rua (nojo!!!).

Um estudo da Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), alerta para o fato de que 96% dos calçados de quem caminha pela rua têm contato com germes e bactérias, ou seja, praticamente todo mundo chega com o sapato nojento em casa.

A bactéria mais comum que vem da rua pra casa é Escherichia Coli, que pode causar diarreia, infecção urinária, doença respiratória e até pneumonia!

Dica: Para reduzir ainda mais os riscos, higienize a sola seus calçados regularmente com água e sabão.

Dica 2: Para reduzir em até 85% a quantidade de sujeira, coisas nojentas e bactérias no chão do seu lar, monte um cantinho na entrada da sua casa, usando caixotes, com mesma função de um genkan(aquele espaço degrau que serve pra dividir a entrada principal da casa do restante do imóvel), assim ele se tornará um lembrete pra você e para os visitantes, de que os sapatos devem ser deixados ali, antes de entrar.

Dica 3: Deixe sempre um produto de higiene para os pés a disposição próximo a área onde os sapatos ficam (ex: Odor Free). Caso algum amigo tenha problema com chulé, isso pode salvar o dia.

Dica 4: Deixe chinelos a disposição para quem não se sente a vontade quando descalço. Se possível do modelo fechado, vai que sua amiga não pintou as unhas.

                 Japanese_42b367_5459538