sábado, 17 de novembro de 2012

O reflexo da santidade

IIXX.. O reflexo da santidade1. A Expiação não te torna santo. Tu foste criado santo. Ela simplesmente traz a não-santidade à santida-de; ou seja, o que fizeste ao que és. Trazer a ilusão à verdade ou o ego à Deus é a única função do Espírito Santo. Não mantenhas o que fizeste longe do teu Pai, pois esconder isso tem te custado o conhecimento Dele e de ti mesmo. O conhecimento é seguro, mas onde está a tua segurança à parte dele? A feitura do tempo para tomar o lugar da intemporalidade está na decisão de ser como não és. Assim, a verdade tor-nou-se passado e o presente foi dedicado à ilusão. E o passado também foi mudado e interposto entre o que sempre foi e o agora. O passado que lembras nunca existiu e representa apenas a negação do que sempre existiu.
2. Trazer o ego a Deus não é senão trazer o erro à verdade, onde ele aparece corrigido, pois é o oposto do que encontra. É desfeito porque a contradição não pode mais se manter. Por quanto tempo pode a con-tradição se manter quando a sua natureza impossível é claramente revelada? O que desaparece na luz não é atacado. Meramente desaparece porque não é verdadeiro. Realidades diferentes não têm significa-do, pois a realidade tem que ser uma só. Ela não pode mudar com o tempo, o humor ou o acaso. A sua imutabilidade é o que faz com que ela seja real. Isso não pode ser desfeito. O desfazer é para a irrealida-de. E isso a realidade fará para ti.
3. Meramente por seres o que és, a verdade te libera de tudo o que não és. A Expiação é tão gentil que só precisas sussurrar e todo o seu poder correrá para auxiliar-te e apoiar-te. Tu não és frágil com Deus ao teu lado. Entretanto, sem Ele, não és nada. A Expiação oferece Deus a ti. A dádiva que recusaste é manti-da por Ele em ti. O Espírito Santo a mantém lá para ti. Deus não deixou o Seu altar, embora os Seus ado-
radores tenham colocado outros deuses sobre ele. O templo ainda é santo pois a Presença que nele habita é a santidade.
4. No templo, a santidade aguarda em quietude o retorno daqueles que a amam. A Presença tem o conhe-cimento de que eles vão retornar para a pureza e para a graça. A amabilidade de Deus gentilmente os fará entrar e cobrirá todo o seu sentimento de dor e perda com a garantia imortal do Amor do seu Pai. Lá, o medo da morte será substituído pela alegria da vida. Pois Deus é Vida e eles habitam na Vida. A Vida é tão santa quanto a Santidade pela qual foi criada. A Presença da santidade vive em tudo o que vive, pois a santidade criou a vida e não deixa aquilo que criou santo como ela própria.
5. Nesse mundo, tu podes vir a ser um espelho sem mancha, no qual a santidade do teu Criador se irradia a partir de ti para tudo à tua volta. Podes refletir o Céu aqui. No entanto, é preciso que nenhum reflexo das imagens de outros deuses turve o espelho que manteria em si o reflexo de Deus. A terra pode refletir o Céu ou o inferno: Deus ou o ego. Tu só tens que deixar o espelho limpo, isento de todas as imagens de escuridão que escondeste e atraíste para ele. Deus brilhará nele por Si Mesmo. Só o claro reflexo de Deus pode ser percebido nele.
6. Os reflexos são vistos na luz. Na escuridão são obscuros e seu significado parece estar apenas em in-terpretações variáveis ao invés de em si mesmos. O reflexo de Deus não necessita de interpretação. Ele é claro. Só precisas limpar o espelho e a mensagem que se irradia daquilo que o espelho apresenta para que todos vejam, ninguém deixará de compreender. Essa é a mensagem que o Espírito Santo mantém no espelho que está em cada um. Cada um a reconhece porque a necessidade que tem dela lhe foi ensinada, mas não Portanto, deixa que ele a veja e a compartilhe contigo.
7. Se pudesses reconhecer, mesmo que fosse apenas por um instante, o poder de cura que o reflexo de Deus brilhando em ti pode trazer a todo o mundo, não poderias esperar para fazer com que o espelho da tua mente ficasse limpo para receber a imagem da santidade que cura o mundo. A imagem da santidade que brilha na tua mente não é obscura e não vai mudar. Seu significado para aqueles que olham para ela não é obscuro, pois todos a percebem como a mesma. Todos trazem os seus problemas diferentes para a sua luz curativa e todos os problemas lá acham apenas a cura.
8. A resposta da santidade a qualquer tipo de erro é sempre a mesma. Não há nenhuma contradição na-quilo que a santidade invoca. A sua única resposta é a cura, sem consideração do que lhe é trazido. Aque-les que aprenderam a oferecer apenas cura, devido ao reflexo da santidade neles, estão afinal prontos para o Céu. Lá a santidade não é um reflexo, mas ao invés disso, a condição vigente daquilo que aqui era apenas um reflexo para eles. Deus não é uma imagem e as Suas criações, enquanto parte Dele, O mantêm em si na verdade. Elas não apenas refletem a verdade, são a verdade.

Fonte - Livro Um curso em Milagres.