sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Sananga

Sananga

A Medicina do Sananga, chamada de Mana'heîns pelos índios Kaxinawás  e pelos Yawanawás, de Kanapã Vetxe Shuti, em seus rituais de caça e nas cerimônias de cura, é um colírio natural extraído da raíz do arbusto de mesmo nome (Sananga).  Esse colírio natural, ardido, atua tanto no corpo físico quanto nos nossos corpos sutis, trazendo a cura para o corpo, a expansão da Consciência, a abertura da Terceira Visão, traz a serenidade  e dissolve as emoções cristalizadas no fígado. A Ibogaína é o seu poderosíssimo princípio ativo que vem atuar diretamente nas causas das doenças, sendo, portanto, uma grande aliada nos tratamentos das doenças e dores crônicas, como enxaqueca, bursite, tendinite, labirintite, reumatismo,  nos bloqueios sexuais, dependências químicas e também  na causa dos desequilíbrios energéticos e mazelas da Alma mantendo a pessoa centrada e equilibrada. Nos coloca em contato com o nosso Eu Superior, sendo um grande aliado na meditação. O Deva(Espírito) do Sananga, inspeciona de forma profunda os padrões de energia que estão em desequilíbrio, procedendo uma forte transmutação dessas energias e proporcionando a cura. O resultado após a aplicação do Sananga, pelo Xamã, que deve ser de uma gota em cada olho, é uma visão nítida e clara, expansão da consciência, confiabilidade, abertura da Terceira Visão e um equilíbrio com as forças energéticas naturais. Ele traz uma maravilhosa conexão com a Divina-Mãe-Terra e consequentemente, com os Devas irmãos da Floresta.
O Sananga aumenta sobremaneira, a capacidade de percepção das intenções das pessoas e a intuição, pois amplia os sentidos, a energia vital, a visão e a consciência. Esta Medicina  é utilizada pelos pajés em suas cerimônias de cura, para qualquer tipo de problema nos olhos ( catarata, miopia, glaucoma, astigmatismo, daltonismo, hipermetropia, distrofia, ambliopia, afacia, fotofobia, ceratocone, presbiopia).
Nas Cerimônias com a Sagrada Ayáhuasca e o Rapé Xamânico,  o Sananga traz uma visão muito mais clara e maior compreensão dos ensinamentos da Mãe da Floresta.
Os Índios também acreditam fervorosamente, que o Sananga cura a chamada panema(má sorte, desgraça e infelicidade) que às vezes, se achega ao índio.