domingo, 5 de janeiro de 2014

Os sete corpos espirituais.

Os sete corpos espirituais.

Aqui estaremos desenvolvendo um estudos sobre esse e outros corpos que são fundamentais a vida na terra fala mais de sobre energia e espiritualidade.

Primeiro vamos entender o que são essas quantidades de corpos que vermos na foto ao lado, para cada ser vivente neste plano há além do corpo físico outros corpos que se juntam e forma um "ser" sendo um diferente em plantas mas vou me limita e não tenho nenhuma certeza sobre isentos mas vou me limita nesta matéria exclusivamente ao Ser humano. Qualquer enfermidade que a pessoa venha apresenta no físico, mental ou emocional começa nesses corpos e vai se materializando de alguma forma na vida do indivíduo através de formas de pensamentos e sentimentos negativos ou seja somos nos mesmos que construímos nossos males, por isso somos responsáveis pelo o que nos acontece.

Os 6 primeiros corpos são na verdade veículo para consciência que é o verdadeiro eu de cada um, vamos fala primeiro do Corpo Físico.

Corpo Físico

Corpo Físico
De todos os corpos o Corpo Físico é com certeza o mais denso de todos e vai parece loucura a muitas mentes mas também estar entre os corpos mais irreal, corpo físico é apenas energia condensada por tempo determinado, que se transforma a cada minuto. Quando esse tempo acabar, ele voltará ao estado anterior. Seus elementos irão formar novos corpos, de acordo com as leis da vida. Esse corpo é responsável pela produção do ectoplasma a energias físicas (energia material).

Duplo Etérico

Rede de distribuição do
Duplo Etérico
Eu disse neste texto que este corpo é o resultado da união entre a matéria e o espirito, é por que este corpo é resultante da energias espiritual e a energias físicas e formam a Bioenergias o "ectoplasma" e a energia espiritual (força Vital), quando movemos energias é com este corpo estamos mexendo, este corpo é o primeiro a desaparece após o descarne, a força vital que resta vai com espirito e ectoplasma poder até ser vista por bom clarividente abandonado com lentidão num processo que demora alguns dias, há até relatos do ectoplasma plasmado na forma que o descarnado viveu na terra visitado amigos, parentes, lugares de que gostava enfim seria apenas uma forma parecida com a forma de pensamento movida pela emoção da saudade desta vida física, nunca confirmei a veracidade deste fato mas garanto se for verdade essa forma plasmada não poder lhe fazer nenhum mal até pelo fato que vai se desfaz em pouquíssimos dias por não ter como conseguir energia para se manter nem consciência disto.

Este corpo é a base para o chakra tem a função de mantê a vitalidade a vitalidade e distribuir Bioenergias e apesar de ser reconstituindo a cada nova reencarnação possui individualidadeO Duplo Etérico é energia trabalhada nos centros de força (chakras) e funciona como uma cola para Corpo Físico e o Corpo Astral, deixando de existi o corpo astral passar ser Espirito mas lembrado que os dois são veículos a Consciência.

Corpo Astral


Corpo Astral
Esse corpo é o que corresponder ao Espirito mas só é reconhecido como Espirito mesmo quando é estar desencarnado, estado encarando é chamado Corpo Astral ou conhecido como perispírito na Doutrina Kardecista, este veículo é bem mais complexo que os dois últimos, é uma emanação inferior da alma, tudo que fazemos no Corpo Físico e
no Duplo Etérico ficar gravado neste corpo portanto se termos vícios, o desejo sexual, o apetite pela carne, a luxúria, o amor egoísta, o ódio, a inveja e a ambição ficar gravado como se fosse um banco de dados isso acontecer por ele ser responsável pela sensibilidade geral mas também é molde que o Corpo Físico usar para tomar forma que tem atualmente mais nada o prender o Corpo Astral nesta forma, é organizado biológico e tem órgãos muito parecidos com os dos Corpo Físico porém os que são visivelmente mais usados pelo Corpo Físico ficam bem mais ativos no corpo astral e o restante em um estado que lembra invernação de ursos. Se necessário ao reencarna poder plasma alguma deficiência por mutilações na vida anterior, Karma ou aprendizado daquela determinada experiência.

Corpo Mental Inferior

Corpo Mental Inferior
 Possui forma ovalada ou ovoideO corpo mental inferior é formado pela: Mente Instintiva também conhecida por InstintoMente SubjetivaSub-Consciente ou InconscienteEste é o corpo da inteligência, o pensamento concreto, raciocino, mentalidade, associação de ideias, reflexão, percepção, automatismo relacionado com o comodismo, gozo e prazeres mundanos. Cabe ao homem disciplinar e dominar essas forças vivas que herdou da “fase animal” e lhe fazem pressão interior. Deve examinar-lhes as ações intempestivas, os impulsos sub-reptícios e submetê-los ao raciocínio superior.

Este estar ligado a dimensão Intermediária e Possui a função intelectiva de englobar as percepções que sensibilizam os 5 sentidos comuns ao corpo físico. Está conectado ao corpo astral através do Chakra da Garganta.Possui órgãos como no corpo astral e corpo físico, porém em dimensão diferente. No corpo astral, parte dos órgãos adormecem enquanto outros ficam hiperativos. É o caso dos pulmões, cérebro, tato, entre outros. No corpo mental, estes órgãos apresentam-se de forma embrionária, pois neste contexto, a necessidade do espírito é mais espiritual que material. Logo, tudo nele é mais aperfeiçoado. 

Corpo Mental Superior

Corpo Mental Superior ou Causal é formado pela Mente Intelectiva também conhecida por Intelecto, Consciente ou Mente Objetiva, e pela Mente Espiritual, também conhecida por Super-Consciente. A Mente Intelectiva é responsável pelo raciocínio. É princípio mental que distingue o homem do bruto; o seu aparecimento marca um grande avanço na senda da realização do espírito lançado na matéria. É raciocínio frio. Funciona entre a Mente Instintiva, que tenta atrair o ser para o nível inferior dos brutos, e a Mente Espiritual, que prodigaliza as noções sublimes da vida superior dos espíritos puros. Este é o corpo da vontade e memoria, corpo aonde aprendemos o domínio do "caminho do meio" mas como nem tudo são flores aqui também termos o orgulho, egoísmo e o apego ao poder de mando. Aqui tentamos vencer nosso mal mais profundo.

Corpo Búdico ou Buddhi

Todas as nossas experiências que vivemos ficam gravadas, o que fizemos, falamos e pensamos 

ficam gravadas neste corpo, é um verdadeiro HD espiritual ou um banco de dados. É possível dizer que BUDDHI é o perispírito na acepção etimológica do termo: constitui a primeira estrutura vibratória que, envolvendo o espírito, manifesta-o de modo ativo. Sendo, este corpo, atemporal (como também o mental superior). Pouco se sabe sobre a forma e estrutura vibratória deste corpo que está mais próximo do espírito. Tão distante está dos nossos padrões e dos nossos meios de expressão que não há como descrevê-lo. Trata-se de um corpo atemporal. Recentemente temos tido, através de médiuns videntes muito treinados, tênues percepções visuais e sensoriais relativas a este corpo. Composto pelas três Almas - Moral, Intuitiva e Consciencial - veículos e instrumentos do espírito. Suas linhas de força formam o corpo do mesmo, matéria hiperfisica, de sutil quintessenciação. Tem como atributo principal o grande núcleo de potenciação da consciência. Lá as experiências e acontecimentos ligados ao ser estão armazenados e é de lá que partem as ordens do reciclar permanente das experiências mal resolvidas. 

·         Alma Moral - Discernimento do bem e do mal sob o ponto de vista individual, tem a forma de um sol em chamas, é o veículo do espírito que impulsiona o espírito a obediência às leis do local onde o espírito está encarnado e comanda o comportamental da entidade encarnada em relação ao meio.
·         Alma Intuitiva - Intuição, inspiração do gênio científico, literário e artístico. Iluminismo. Em forma de ponta de lança triangular irradiando em torno, chamas ramificadas, animada de movimento rotatório lento, antena captadora e registradora das informações que vibram no cosmo. Instrumento da inspiração.
·         Alma Consciencial - Em forma de pequeno sol muito brilhante, radiações retilíneas, centro da individualidade espiritual. Consciência coordenadora e diretora da vida, elo de ligação com a Centelha Divina.
De um modo geral o Corpo Buddhi é pouco conhecido. Longe de nossos padrões físicos e de nossos meios de expressão, não há como compará-lo. É o verdadeiro perispírito, ao final do processo evolutivo, quando os demais a ele se fundiram. É nele que se gravam as ações do espírito e dele partem as notas de harmonia ou desarmonia ali impressas, ou seja, as experiências bem significadas estão ali arquivadas e são patrimônio do espírito. As experiências mal resolvidas são remetidas de volta à personalidade encarnada para novas e melhores significações. E por ser, no espírito, o grande núcleo de potenciação da sua consciência cósmica, suas impulsões terão seus efeitos visíveis e somatizados no Corpo Físico ou no psiquismo da personalidade encarnada. 

Tudo o que é inferior tende ao movimento descendente e o soma passa a ser o grande fio terra do ser em evolução. Quando em trabalho de limpeza dos cordões energéticos que ligam os corpos, observamos que ao se desbloquear os cordões, intensa e luminosa torrente de luz multicor jorra até os corpos inferiores. Observados pela visão psíquica (vidência), o Buddhi e o Átmico formam maravilhoso e indescritível conjunto de cristal e luz girando e flutuando no espaço. 

Extraído de; Círculo Eclético da Luz (C.E.L.)
Representação corpos espirituais de acordo com o caminho que traçamos na vida

Consciência

Se já foi muito difícil o outro imagina essa mas vou tentar. Também conhecida como Corpo Consciencial, Eu Maior, Eu Superior, Atma, Self, Centelha Divina entre muitos outros nomes ente é o Grau mais alto da existência como a conhecemos, até onde se saber não há como explica-la e somente tenta entra em sintonia, essa é tão falada fagulha de Deus, é algo transcendental, bom na verdade estou sem palavras para escreve, é muito para meu intelecto. Só sei que minha busca é estar em sintonia com essa existência, essa existência que é meu verdadeiro "Eu".
Como eu disse que não posso explica-la mas talvez quem sabe você possa senti-la ou talvez um dia eu chegue em algum nível próximo a essa existência. Acredito parte existência seja trazida na arte, na criação, na música, na poesia etc. Em todas as que podemos brinca com a beleza.

Porque a consciência precisa de corpos?

 Se a potente energia espiritual que é gerada pela Consciência chegasse diretamente aos corpos mais densos iria desintegrá-los. Por isso a Consciência para atuar em dimensões mais densas se reverti de corpos que diminuem sua potência energética.

Da mesma forma que a potência de uma usina hidroelétrica sofre um descenso energético para acender uma lâmpada sem explodi-la, a energia vinda da Consciência sofre uma adaptação energética para poder agir nas mais diversas dimensões sem danificar os corpos que irão utilizar.