domingo, 1 de junho de 2014

O significado do Mantra “OM”

O significado do Mantra “OM”


Georg Feuerstein, autor do Best-seller A Tradição do Yoga explica que a palavra sânscrita mantra, numa explicação esotérica, significa “aquilo que protege (trana) a mente (manas)”. Especificamente, um mantra é um som, uma letra, uma sílaba, uma palavra ou uma frase carregada do poder de operar transformações. Tal o caso da letra A, do monossílabo OM, da palavra ou da frase OM MANI PADME HÛM. Assim, o mantra pode ser explicado como um som dotado de poder, pelo qual podem se operar efeitos específicos sobre a consciência.

O mantra OM é o mais antigo mantra (um som sagrado e dotado de poder). Ele é considerado o mantra dos mantras.Om é a vibração primordial, o som do qual emana o Universo, a substância essencial que constitui todos os outros mantras, sendo o mais poderoso de todos eles.

No Mantra Yoga Samhita: “ O pranava – o mantra OM – é a jóia principal entre os outros mantras. O pranava é a ponte para atingir os outros mantras; todos os mantras recebem seu poder do pranava ; a natureza do pranava é o Shabda Brahman ( o Absoluto). Escutar o mantra OMé como escutar o próprio Brahman, o Ser.Pronunciar o mantra OM é como transportar-se à residência do Brahman.A visão do mantra OM é como a visão da própria forma. A contemplação do mantra OM é como atingir a forma de Brahman”.

O Yoga Sutra, famoso livrode Patanjali, diz que o OM é a representação de Deus em sua forma manifestada.

A Bíblia, livro sagrado dos cristãos diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele” (João 1:1-3)

A maioria das autoridades espirituais vê o mantra OM como a vocalização de um “som” propriamente dito, ou uma vibração, que está presente em todo o Universo e é audível para os yogins em estados superiores de consciência.

No Atharva-Shikhâ-Upanishad, em um dos textos sobre a palavra sagrado OM, começa com a seguinte pergunta: Sobre que devemos meditar: A resposta é: Na sílaba OM, que simboliza o supremo Absoluto (Brahman). O texto diz que esse mantra tem quatro partes, cada qual tem diversas correlações simbólicas:

O somA: terra – ric (hinos de louvor) – Rig-Veda – Brahma. Dedicado a Brahma.
O somU: atmosfera – Yajus (fórmula sacrifical) – Yajur-Veda – Vishnu – Rudras (divindades que governam a região intermediária entre a terra e o céu).Dedicado a Rudra
O somM: céu – sâman (cânticos sagrados) – Sâva-Veda – Vishnu – Âdityas (divindades ligadas à deusa Adita, que simboliza a infinitude primordial) – métrica jagatî – fogo ahavanîya – negro – dedicado a Vishnu.
“Meia-medida” (ardha-mâtra): Cânticos de Atharvan – Atharva-Veda – fogo da destruição universal – Maruts (divindades da região intermediária, especialmente ligadas aos ventos) – Virât – semelhantes ao relâmpago e multicolorido – dedicado a Purusha (alma humana, o princípio psíquico, o si mesmo).

Há milênios que a sílaba sagrada OM, descoberta pelos sábios videntes (rishis) védicos, ou a linhagem de sábios que compuseram o breve Mândûkya-Upanishad utilizaram esse antiqüíssimo mantra para explicar a metafísica do Advaita Vedânta. Assim, as três partes (mâtra) constitutivas da sílaba – a saber, A + U + M – são explicadas como símbolo do passado, do presente e do futuro, bem como dos estados de vigília, sonho e sono profundo.

A U M São letras que simbolizam os três níveis de consciência: A letra A refere-se ao consciente, U ao subconsciente e M ao inconsciente. AUM é representado pelo símbolo . Porém, ele tem dois sinais extras que não encontramos nas letras AUM, que são o “bindu” e o “raif”.

O “bindu” significa o ponto transcendental, DEUS imanifesto. O “raif” significa a interligação inefável entre o finito e o infinito.

Ao repetirmos ou cantarmos o mantra OM, nos somos levados de um estado de extorversão a um estado de introversão, nos harmonizamos e harmonizamos o entorno. Liberamos energias letárgicas; neutralizamos a dispersão; pacificamos os turbilhões da mente; intensificamos a concentração; estimulamos o despertar da energia adormecida (kundalini). Mergulhamos na Consciência Transcendetal, DEUS.

De OM a AUM são sons ou vibrações especiais, de alta potência, que dão acesso direto às realidades espirituais.

http://holosyoga.com.br/site/?p=251