O Ego Negativo
Recentemente, fiz algumas descobertas interessantes a respeito da transcendência da consciência ego-negativa e do caminho da iniciação e da ascensão. No início do Caminho espiritual, quase que por definição, todo mundo é controlado, em diferentes graus pelo ego negativo. A maioria, à medida que evolui no caminho espiritual e no processo de iniciação,começa a ganhar mais domínio sobre os pensamentos, as emoções,o corpo físico, a mente subconsciente,a criança interior e o ego negativo. Há exemplos de pessoas, como já mencionei,que passam por todas as iniciações sem ter ainda dominado o corpo emocional e o ego negativo.
Os Mestres me guiaram a escrever sobre uma ideia que tive recentemente:muitos trabalhadores da luz trabalham esse processo e, aparentemente, o praticam, mas não entendem como é plenamente complicado manter esse estado de consciência sob circunstâncias mais difíceis ou estressantes.
Fiz uma segunda descoberta e observação espiritual: há um grande número de iniciados de alto nível , e até mesmo de seres ascensionados, que retrocedem no processo. Parece que quanto mais avançam no processo de iniciação, mais ego negativo há.
Observei um número de trabalhadores da luz que “caem” espiritualmente. O número de trabalhadores da luz com que isso acontece é tão grande que acabou chamando a minha atenção.
Nos últimos dias, meditei sobre esse curioso paradoxo. Porque tantos iniciados de alto nível estão cheios de ego negativo e manifestam tanta corrupção?
A orientação que recebi é absolutamente fascinante. Nos primeiros estágios do caminho espiritual, os trabalhadores da luz tendem a ser mais humildes e menos egoístas porque não atingiram a ascensão nem completaram os sete níveis de iniciação. Na maioria dos casos, eles ainda não atingiram o sucesso profissional nem a Liderança Espiritual. Além disso, estão abertos ao aprendizado e ainda se veem como alunos. Nesse estágio , eles ainda estão abertos á orientação dos Mestres. Com todos esses fatores, o ego negativo é mantido sob controle. Só que esse controle não é o verdadeiro domínio de si mesmo, mas um controle que vem das circunstâncias externas.
O que acho fascinante, e percebo claramente, é que os trabalhadores da luz manifestam mais ego negativo como mestres do que como alunos, isso ocorre, porque á despeito das aparências, eles não aprenderam a transcender a consciência ego-negativa. Eu humildemente me arrisco a dizer, Amado leitor, que isso é muito comum.
Nem sei dizer quantos líderes espirituais, professores Espirituais, canalizadores e até mesmo amigos meus se enquadram nesse caso.
É chocante ver trabalhadores de luz de extremo alto nível, com incrível conhecimento e capacidade, cair nesse estado de auto-exaltação e corrupção do ego negativo.
Vamos agora analisar por que isso acontece. As razões são multifacetadas.
Em primeiro lugar, quem completa a ascensão ou passa pelos sete níveis de iniciação, fica achando que é um Mestre Espiritual pleno, e isso lhe sobe à cabeça.
Em segundo lugar, o ego e outros canais exteriores enchem sua cabeça de ideias espirituais grandiosas sobre si mesmos.
Em terceiro lugar, tal pessoa sente, pela primeira vez na vida, o gosto do sucesso e começa a ganhar muito dinheiro, o que também lhe sobe á cabeça.
Em quarto lugar, a pessoa provou Liderança Espiritual e o poder sobre os outros e isso lhe subiu à cabeça.
Em quinto lugar, o gosto da fama e do reconhecimento público é como uma droga para o ego negativo, o que enlouquece um pouco a pessoa.
Em sexto lugar, com a liderança Espiritual e o serviço planetário, a responsabilidade e o stress aumentam , evidenciando as falhas de caráter.
Antes, sem tanto stress e responsabilidade, era mais fácil esconder tais falhas.
Em sétimo lugar, essa pessoa “ATRAI UMA LIÇÃO ESPIRITUAL” ao se julgar um Mestre Espiritual quando, na verdade, é improvável que tenha atingido a consciência Integrada de Melquisedeque, Cristo e Buda. Ou seja: quem se diz um Mestre Espiritual, pede ao “universo testes que comprovem tal fato.”
Em geral, os trabalhadores da luz são mais desenvolvidos no “corpo espiritual do que no corpo psicológico.”
Em décimo lugar, as pessoas acima mencionadas também têm todos os tipos de problemas de ego negativo, de personalidade, de prioridades pessoais, de carência e até mesmo de intermináveis perturbações e enfermidades psicológicas. O líder espiritual novato tem que lidar com tudo isso embora seja, muitas vezes, equipado, o que traz á tona seus temas e questões psicológicas.
Em décimo primeiro lugar, o Mestre Espiritual novato enfrenta o ciúme, a competição e os ataques pessoais que vêm com a fama e com o reconhecimento público.
Outros trabalhadores da Luz, que se sentem desvalorizados e que são controlados pelo ego negativo, atacam e julgam quem está por cima na tentativa de se sentir bem.
Eles não percebem que o único caminho para a paz interior é transcender os dois lados do ego negativo. Os Mestres Espirituais novatos não estão preparados para lidar com isso.
Em décimo segundo lugar, o sucesso profissional e espiritual recente faz o ego negativo numa verdadeira viajem de auto – exaltação. Mas, como diz a Bíblia : “A arrogância precede a ruína.”
Os Mestres estão me orientando a compartilhar mais três pontos sobre as razões que fazem o ego negativo aumentar á medida que os trabalhadores da luz sobem no caminho Espiritual.
A décima terceira razão é que muitos trabalhadores da Luz, acreditando que são Mestres Espirituais, abandonam então, as práticas que os levaram a ser Mestres Espirituais.
Isso é sempre um Mau sinal.
O décimo quarto ponto, é que, acreditando que são Mestres Espirituais, eles acham que não precisam mais manter a vigilância Espiritual. Mas é preciso também manter a vigilância Espiritual em qualquer nível de evolução, o que se aplica, também ao plano interior.
A décima quinta razão é que, ao conquistar autodomínio, poder, sabedoria e amor, os trabalhadores da luz tendem a pensar: “sou um Mestre Ascensionado e não preciso mais de Mestres Ascensionados”, ou não preciso mais canalizar orientações. “Não há nada de errado com a escolha de não canalizar ou de não canalizar tanto quanto antes.
Mas há trabalhadores da luz que o fazem movidos por corrupção do ego negativo, o que leva ao orgulho, à afinidade com a personalidade e à falta de sintonia com os Mestres, aumentando ainda mais a corrupção do ego negativo.
A décima sexta razão é que ao contrário do estágio inicial, em que se consideravam alunos, os trabalhadores da luz passam a se ver como Mestres. Com isso, o ego negativo fecha a porta para o aprendizado e passa a corromper a canalização , pois o canal começa a achar que sabe MAIS do que os Mestres. No início havia inocência e abertura.
Mas, agora, o trabalhador da luz quer todos os créditos, deixando de compartilha-los com os Mestres numa relação co-criativa.
Eles acham que estão no mesmo nível dos Mestres Ascensionados do plano interior, o que também é uma ilusão. Sob certos aspectos é verdade, mas não podemos esquecer que os Mestres Ascensionados do plano interior também estão evoluindo.
Assim, os trabalhadores da luz podem até se tornar Mestres Planetários ou Solares, mas os mestres já estarão trabalhando no nível Galáctico de realização, ou em níveis ainda mais altos.
Na verdade, há sempre o que aprender com os Mestres. Mas, como o ego negativo só se importa com seu falso orgulho, ele fecha os olhos a esse fato.
CONCLUSÃO
Meu amado leitor, acho que você percebe e compreende muito bem esses dezesseis pontos de consideração. Eles revelam que algumas de nossas fantasias, sobre o caminho Espiritual, e sobre o que é ser um Mestre Ascensionado, não são exatamente como imaginamos.
Para quem ainda é aluno e ainda não têm tantas responsabilidades o caminho Espiritual é mais fácil. Mas, ao se tornar um Mestre Espiritual e começar a exercer a Liderança Espiritual e o serviço planetário, você será testado sem piedade por Deus e pelos Mestres. Essa é a lição chave. Se você não for um “Buda, Cristo e Melquisedeque Integrado” em todos os níveis e em todos os momentos, mesmo quando é submetido aos mais extremos testes, o Universo vai ensinar essa lição a você.
Quando alguém diz ter atingido um determinado nível de iniciação, ter tido vidas passadas, ter certos siddhis ou poderes ou se diz capaz de grandes canalizações ou de escrever um livro, isso nada significa. O verdadeiro teste da espiritualidade é a manifestação de Deus em todos os momentos da vida cotidiana. O verdadeiro teste Espiritual, alunos que nos revela se somos um “Buda, Cristo e Melquisedeque Integrado”, só vem quando atingimos o sucesso e a realização. Você consegue resistir ao ego negativo, mesmo agora que tem esse nível de poder , fama, sucesso, dinheiro, Liderança Espiritual, alunos Espirituais, status Espiritual e posição Espiritual? Quem consegue manter a verdadeira consciência de Melquisedeque, Cristo, Buda e não cede ao ego negativo, em nível algum, sob essas circunstâncias, é realmente um Mestre Ascensionado Pleno.
Meu amado Leitor, a Bíblia diz: “Estrela, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz á Vida.” Meu Amado Leitor você ficaria surpreso se soubesse quantos trabalhadores da luz não passam nesses testes. Eu fico espantado com o número de trabalhadores da luz de alto nível, muitos dos quais conheço pessoalmente, que estão se corrompendo.
É como irmão e amigo Espiritual que eu compartilho essas coisas com vocês, para desafiá-lo Espiritualmente a manter a pureza, a humildade e o altruísmo mesmo depois de atingir o sucesso Espiritual. Esse é o verdadeiro caminho Espiritual. Esteja atento a isso em seu caminho e seja Espiritualmente mais perspicaz com relação a quem tem muitas pretensões.
Se você achava que, depois de passar pelos sete níveis de iniciação e ascensão, tudo seria mais fácil, eu estou aqui para lhe trazer uma palavra de iluminação a esse respeito. Sob certos aspectos é verdade mas sob outros não, porque o caminho Espiritual se torna ainda mais difícil. Os Mestres me disseram uma coisa que me causou um profundo impacto: “Muito foi dado e muito se espera”.
Se você quiser acelerar o seu crescimento Espiritual é uma escolha que vai acelerar mil vezes seu crescimento Espiritual. Ela é o fogo que vai ajudá-lo a se transformar num “Buda, Cristo, Melquisedeque integrado”. Isso vai lhe trazer realização acima das expectativas de seus mais ousados sonhos. O mais importante, é manter a todo custo a pureza, o altruísmo e a humildade de Melquisedeque, Cristo e Buda. Não ceda as tentações e aos falsos Deuses que o ego negativo lhe oferece. Dá para comparar os falsos deuses do ego negativo à verdadeira Realização Divina? Em todos os momentos de sua vida você pode escolher entre DEUS e o Ego Negativo. Por mais que você avance no caminho Espiritual , essa escolha permanece.
Meu Amado Leitor, esteja sempre “alegremente vigilante por DEUS e pelo seu Reino!”
Texto do Dr. Joshua David Stone
– Dr. Joshua David Stone